Há algumas semanas, o mundo tem se deparado com manchetes diárias na Internet, nos Jornais e Revistas, no Rádio e TV, sobre ataques cibernéticos às grandes empresas, tais quais Sony, SEGA, dentre outras; e também contra órgãos do governo dos EUA, Inglaterra, etc.
O Famoso caso Wikileaks, também foi um grande abalo ao governo norte-americano, expondo o controle massivo que o Tio San tem sobre o que ocorre no mundo inteiro.
Tais fatos, tem demonstrado que quanto mais as informações passam para o meio digital, mais elas ficam expostas ao mundo. A desmoralização sofrida pelo Governo Norte-Americano e pela Sony, duas potências em seus segmentos, demonstra que mesmo os grandes, precisam se preparar para algo que há tempos já viemos chamando de Guerra Cibernética. Porém, somente agora o mundo começa a despertar para esta realidade.
Uma das ações mais marcantes, é afirmação de Barack Obama que “Ataques Cibernéticos” contra o seu Governo, serão tratados como Atos de Guerra. Porém, outros Países sairam na frente dos EUA, como é o caso da Córeia do Sul, que já te até um Exército Cibernético por considerar tais ataques, crimes contra a nação. A Sony, conforme massificado pelas mídias, vem sofrendo muito com a Segurança da sua rede de Jogos On-Line para Playstation 3. Milhões de usuários foram vítimas de ataques que além de deixar o serviço indisponível, expôs a dados de alguns milhares de usuários do sistema.
Tudo isso só traz a tona, a verdade que não há sistemas seguros. Governos e Empresas estão definitivamente expostos. Se há sistemas e dados armazenamenados em computadores conectados à Internet, há riscos.
Porém quais os riscos? Contra quem se defender? Como se proteger? Essas são perguntas que não saem da cabeças daqueles que já conxeguem enxergar a amplitude do momento em que vivemos.
Todos estão diante de um momento jamais visto na história. É uma guerra, porém que não se conhecem os inimigos. Daí a dúvida: Contra quem se proteger? Contra quais ameaças? Nas guerras convencionais, o poderio bélico dos inimigos, bem como os espaços terrestres, aéreos e marítimos podem ser monitorados. Porém e no espaço virtual? Por ser livre, a Internet serve de via para o tráfego das mais inusitadas informações. Imaginem que um ataque como o da Sony, pode compartilhar o mesmo caminho que seu acesso ao Home Bankingk, ou com os dados do sistema corporativo utilizado pela sua empresa. E isto, porque a era da Computação em Nuvem está só começando.
Portanto, é muito difícil se proteger quando não se sabe do que. Isso deverá ser o desafio dos profissionais de TI para os próximos anos. Discussões sobre partir ou não para a nuvem devem dominar os ambientes. Desconectar da Internet já está sendo considerado por outras. O fim disso tudo, só quem viver, verá!
Rodrigo Jorge