Começamos este artigo, pedindo ao leitor que pense sobre todas as informações importantes da sua vida... Segredos, senhas, imagens, documentos, acontecimentos, projetos, enfim, tudo que esteja em sua mente ou em algum dispositivo de armazenamento como caderno, laptop, pendrive, telefone celular, bloco de anotações, agenda, enfim... Tente agora classificar as cinco informações mais importantes de todas que lembrou. Conseguiu? Agora pense na possibilidade dessas informações caírem em mãos erradas... Pense agora que elas  de fato caíram em mãos erradas...  Quais as conseqüências? Qual o motivo levou à violação da informação? Há algo que poderia ter sido feito? Sim? Tarde demais, agora não se pode fazer mais nada, além de administrar os prejuízos da perda e remediar as conseqüências.
                                Muitas informações da nossa vida pessoal, se descobertas indevidamente, podem causar perdas irreparáveis, inclusive colocando em risco a própria vida. Analisando a realidade das empresas, é possível observar que não é diferente da vida das pessoas guardando-se as devidas proporções. As empresas dependem integralmente das suas informações, podendo ser dados de clientes, projetos, vendas, finanças, acionistas, dentre muitas outras existentes. Tais informações, são importantes e também podem trazer grandes prejuízos se violadas.
                               São muitos os casos de roubos de informações, causados por vírus, ataques hackers, funcionários e concorrentes. Para ilustrar o assunto, temos o exemplo do roubo de informações ocorrido na Fórmula 1, onde um ex-funcionário da Ferrari, ao sair da empresa teria levado consigo diversos projetos da escuderia italiana e posteriormente, os vendido para a McLaren, concorrente direta na briga pelo campeonato. Quantas são os casos conhecidos de pessoas que tiveram sua conta bancária invadida através da internet?
                               A partir destas reflexões e exemplos, pode-se mensurar tão quanto é importante assegurar a guarda das informações para evitar prejuízos de qualquer natureza. Daí, invoco agora ao leitor que pense em quais cuidados ele tem tomado para garantir a confidencialidade e salvaguarda das cinco in informações mais importantes que classificou... Há realmente uma preocupação com isso? Quais os riscos de perda e/ou violação? É possível tomar providências posteriores ao acontecimento sem a ocorrência de prejuízos?
                               Infelizmente as preocupações com segurança das informações estão longe de serem realmente as ideais, não tendo a importância merecida por parte das pessoas e empresas. O que mais se vê, são ações preventivas pouco eficientes, ficando a responsabilidade para as ações corretivas, sempre após a ocorrência de algum incidente.
                               A quantidade de crimes, ataques e vírus em massa, aparecem cada vez mais na mídia e o tema tem vindo à tona nos últimos tempos, ganhando importância em todos os âmbitos, que vão desde as grandes empresas, passando por pequenas e médias, chegando até os usuários domésticos. Com a internet, as ameaças estão em todos os lugares, sendo importante a conscientização e prevenção de todos.
                                Se você está pensando então em por onde começar a se proteger, lembramos da marcante afirmação de Sun Tzu no livro A Arte da guerra: “Aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas”.  Mas como conhecer a si próprio? O exercício inicial do artigo, já é uma atividade de autoconhecimento, classificando aquilo que realmente é importante e o quanto são vulneráveis são as informações. Isso também deve ser feito para as empresas, porém, considerando seus processos, sistemas, pessoas e ambientes, enfim, tudo que envolve suas operações.              Uma vez conhecendo aquilo que se quer proteger, deve-se mapear as ameaças, ou seja, quem são os possíveis inimigos e seus impactos negativos.
                               Hoje no mercado existem empresas especialistas na área de segurança de informação, que tem como objetivo ajudar os seus clientes a se protegerem dos riscos, agindo na prevenção de problemas e na correção quando necessário.
                               Para finalizar, recomendamos ao leitor que analise constantemente suas informações pessoais e empresariais e não espere que o problema aconteça para adotar as práticas de segurança da informação, e sim busque desde já, garantir paz e tranquilidade futuramente.

Rodrigo Jorge