No último dia 18 de agosto, nos deparamos com uma série de notícias na imprensa sobre um falso perfil do tenista Gustavo Kuerten no Twitter. O perfil, que já contava com mais de 20 mil seguidores, não foi reconhecido pela assessoria de imprensa do Guga que prometeu tomar providências para eliminação da falsa conta. O pior é que as postagens do falsário, estavam sendo reproduzidos pela imprensa, principalmente aqueles relacionados ao Avaí, seu time do coração.
Há também uma investigação da justiça do Estado de São Paulo, sobre um suposto perfil no Twitter da assassina confessa “Suzane von Hichthofen”. Ela está em uma prisão de segurança máxima e não deveria ter acesso à internet. Daí, há um pedido de progressão de pena que pode colocá-la em regime semi-aberto, que teve seu julgamento suspenso para investigação da autoria do perfil. Caso seja realmente falso, o autor conseguiu prejudicá-la, complicando sua situação junto à Justiça. Se for verdadeiro, ela quem estará realmente encrencada.
Estes são apenas um caso dos muitos que estima-se ocorrer no Twitter, Orkut e Cia. Há também diversos casos de famosos que tiveram suas contas invadidas, dentre entres Barack Obama e a cantora Britney Spears.
Um dos grandes problemas está no fato das pessoas por padrão confiarem na autoria das contas e das postagens. Com isso, muitos seguem perfis falsos e clicam em links indevidos. Imaginem os problemas que podem ocorrer com pessoas comuns, caso alguém distribua informações falsas a seu respeito. Agora pense em uma figura pública, que pode ter muitos seguidores como o caso do Gustavo Kuerten. Os prejuízos de uma notícia falsa podem ser irreparáveis para si, bem como de um link indevido que seus milhares de seguidores podem clicar.
Muitos destes falsos perfis são utilizados por malfeitores, que distribuem vírus, informações falsas e fazem propagandas indevidas àqueles das suas redes de relacionamento. A tendência da maioria dos usuários é acreditar em notícias e clicar nos links postados, podendo ser direcionados para sites maliciosos.
Dessa maneira, observa-se que o problema vai muito além da falsa identidade, podendo realmente abrir brechas para invasões aos sistemas do usuário enganado. Por isso, o recomendado é nunca clicar nos links encontrados nas postagens do Twitter, Orkut e outros. Estes espaços, tem como objetivo a divulgação de notas curtas, podendo fazer referência a outras fontes com mais informações.
Portanto, a postura do usuário é quem será responsável pela sua segurança, devendo este, ser o mais conservador possível e desconfiar ao máximo de tudo e de todos. É lógico que deve-se tomar cuidados para evitar uma paranóia, mas que somente assim, os riscos serão minimizados. As recomendações principais estão em torno do não aceitar convites de estranhos, não adicionar perfis no Orkut e Twitter de pessoas que não tiverem sua autoria confirmada; Não clicar em links de mensagens enviadas através destes serviços; Utilizar senhas longas com caracteres especiais e alterá-las mensalmente; Sempre desconfiar daquilo que não é comum, usual; e além disso, manter sempre a estação de trabalho com sistema operacional atualizado e ferramenta de segurança ativada com proteção máxima.
Rodrigo Jorge - Qualitek Tecnologia