Hoje, tudo Acontece em ritmo exponencial quando falamos de tecnologia, internet, pessoas, enfim, do mundo. Os números mostrados no decorrer do artigo, responderão à pergunta do título.
No ano de 2010, a previsão é que o total de informações únicas geradas seja de 40.000.000.000.000 kilobytes, ou 10 hexabytes, que corresponde a 1019. Esse total é mais do que a quantidade de informações geradas nos últimos 5mil anos. Essas informações são nossas e também são o alvo de muitos hackers, malfeitores.

Em 1985 havia apenas um domínio internet, agora há 190 milhões de domínios ativos, com cerca de 1 milhão de novos domínios a cada mês. Enquanto aumenta a quantidade de websites, aumentam também as ameaças. Em 2006, um a cada vinte mil websites estavam infectados por algum malware e hoje em dia há um infectado para cada cento e cinqüenta, que corresponde a um aumento de 13.000%. Em 2009, a Kaspersky detectou ainda que 15 mil páginas web legítimas foram infectadas por dia, o que nos informa que a cada 5 segundos, há uma infecção. Mas, quem acessa essas páginas? Nós, usuários. E o brasileiro é o que passa mais tempo na internet, navegando, principalmente em redes sociais.

A quantidade de usuários internet vem crescendo vertiginosamente, ao passo que hoje há uma quantidade estimada em 1.7 bilhão de pessoas. Tal número corresponde a 25% da população planetária. Diante da situação de ameaças, podemos concluir que uma a cada quatro pessoas do planeta pode ser vítima de algum crime cibernético. Daí a importância de proteger-se, através de antivírus nos computadores de casa e do trabalho.

O Brasil desbancou os Estados Unidos em 2009, tendo enviado um total estimado de 7.7 trilhões de mensagens indevidas e ganhando o título de Capital Mundial do SPAM. Daí é que, através destas mensagens, os malfeitores enviam vírus, malwares e roubam nossas informações, dentre elas as bancárias. A Kaspersky Labs possui um Analista de Malware exclusivo para o mercado brasileiro que é Fabio Assolini, grande especialista no assunto. Ele trabalha duro pesquisando as ameaças digitais do nosso país e providenciando a proteção através das ferramentas Kasperky. E quais são as maiores ameaças? Malwares do tipo Banker, que tem por objetivo o roubo de senhas bancárias. Por isso a confiança nas soluções Kaspersky. Além de preocupada com nosso mercado, está comprometida e trabalhando duro para garantir nossa segurança tecnológica.

As redes zumbis, chamadas de Botnets estão espalhadas pelo mundo todo e são usadas para várias finalidades, sendo elas responsáveis pelo envio de 88% dos SPAMS. Lembra-se do computador lento? Link da internet lento sem você não estar baixando nada? Cuidado, algum computador que está no seu ambiente pode ser membro de alguma Botnet e estar sendo utilizado para ataques, envios de mensagens, infecções, etc.

A maior botnet do mundo tem mais de 5 milhões de computadores. Estima-se que 61,48% dos computadores no Brasil estejam infectados por algum tipo de malware. Eu acredito que boa parte seja por redes zumbis. Como as ferramentas Kaspersky, os computadores ficam protegidos também contra este tipo de ameaça. Você não vai querer deixar alguém usar seu computador e conexão internet para ganhar dinheiro, vai?

Quanto as Rede Sociais, temos também números interessantes: 95% dos comentários em blogs, chats e redes sociais são spam. Só em 2009, 8,3 milhões de americanos tiveram suas identidades roubadas, gerando um prejuízo de 49,3 bilhões de dólares. Quem pagou essa conta? Se houve ferramenta de segurança eficiente como o Kaspersky nas estações desses americanos, será que esse número seria o mesmo? Não queremos fazer parte desta estatísica aqui no Brasil.

A Kaspersky também vive em tempo exponencial. Em cinco anos, ela examinou em torno de 35 mihões de arquivos diferentes infectados por malwares. As suas assinaturas de malwares, tiveram um aumento de 180.000 registros para 3,3 Bilhões de entradas, o que equivale a um aumento de 1800% neste período. Com isso, ela aumentou de 50 milhões de dispositivos protegidos para 300 milhões e vem aumentando, tendo 50mil novos usuários por dia. Este crescimento fez com que a empresa seja a segunda fabricante de software que mais cresce no mundo. Tudo graças ao aumento de ameaças e à eficiência dos seus produtos.

A principal fonte deste artigo é a Kaspersky Labs e os números podem ser conferidos no endereço http://brazil.kaspersky.com/exponentialtimes/.
A Qualitek, empresa natalense, trabalha com as soluções Kaspersky há muito tempo, tendo atendido mais de 100 clientes na região.