São Paulo, 24 de setembro de 2010 – A Kaspersky Lab, líder em desenvolvimento de soluções de segurança para informática, anuncia um acordo de cooperação com a Microsoft para combater uma série de vulnerabilidades do Microsoft Windows.

A ameaça foi classificada como “Dia Zero” e está sendo praticada pelo worm Stuxnet (Worm.Win32.Stuxnet), que é utilizado para espionagem industrial. O worm foi desenvolvido para gerar acesso ao sistema operacional da Siemens WinCC, responsável pelo recolhimento de dados e pelo monitoramento da produção.

Desde julho deste ano, os especialistas em segurança de informação têm acompanhado a evolução deste malware e os especialistas da Kaspersky detectaram que, além de processar arquivos de extensão LNK e PIF (arquivos de acesso direto), o vírus também usa outras quatro vulnerabilidades no Windows, que já foram detectadas pela empresa e reportadas para a Microsoft como críticas, dando origem ao Boletim de Segurança MS10-061, no último dia 14.

Mais tarde, os analistas da Kaspersky Lab detectaram novamente outra vulnerabilidade “Dia Zero” do mesmo código, classificado como ‘Elevação de Privilegio’ (EoP em inglês), que será corrigido nas próximas atualizações de segurança dos sistemas operacionais Windows.

Para mais detalhes, acesse o blogspot de Alexander Gostev, chefe de segurança da Kaspersky Lab, para saber quais foram os dados coletados para esta análise e detalhes da sua exploração. O conteúdo deste anúncio foi apresentado no evento Virus Bulletin do Canadá.


Sobre a Kaspersky Lab
A Kaspersky Lab é a maior empresa privada de segurança da internet, fornecendo proteção contra todos os tipos de ameaça de TI, como vírus, spywares, hackers, spams, entre outros. Os seus produtos proporcionam mais defesa para usuários domésticos, PMEs, grandes empresas e internet móvel; protegendo mais de 300 milhões de sistemas ao redor do mundo.

A tecnologia Kaspersky também é incorporada dentro dos produtos e serviços de aproximadamente 100 indústrias líderes de TI, redes, comunicações e fornecedores de aplicativos. Mais detalhes sobre a empresa estão disponíveis em http://brazil.kaspersky.com/. Siga a @KasperskyBrasil no Twitter e no Facebook www.facebook.com/KasperskyLabAmericas. Para atualizar-se com tendências e informações técnicas de ameaças de seguranças, acesse: www.securelist.com/e siga @Securelist no Twitter. As últimas novidades do mundo de segurança você encontra em www.threatpost.com/br. Siga @Threatpost no Twitter.

Fonte: Kaspersky Brasil