Durante a feira Gamescom, realizada na Alemanha, no mês passado, o analista de malware da Kaspersky Lab na Europa Central, Christian Funk, alertou sobre as ameaças virtuais em jogos online e o mercado negro dos games.

Segundo Funk, existem hoje 2,4 milhões de golpes ocultos em jogos pela internet e a maioria deles se esconde nos famosos MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game), gênero de jogo de RPG onde os jogadores interagem em um mundo de aventura virtual, e as principais formas de ataques são por meio de keyloggers (cavalos de tróia para roubar dados confidenciais no momento em que eles são digitados no teclado) e golpes de phishing (mensagens de e-mail e páginas de internet falsas).

No ano passado, este número era de 1,8 milhões. “Se continuarmos no mesmo ritmo, até o final de 2011, haverá um crescimento de 100% das ameaças criadas para infectar os gamers. Uma perspectiva assustadora. Os jogos online envolvem dinheiro real atualmente, então é simples entender o porquê os cibercriminosos foram atraídos para este público”, afirma Eugene Kaspersky, CEO da empresa de segurança que leva seu nome.

Para mais informações sobre golpes relacionados a jogos online, veja os posts abaixo no SecureList (em inglês):

Online gaming fraud: the evolution of the underground economy

Online games and fraud: using games as bait

Caso ainda haja interesse no assunto, colocamos o analista da Kaspersky no Brasil, Fábio Assolini, à disposição para demais esclarecimentos.

Assessoria de Imprensa Kaspersky Labs
Caso ainda haja interesse no assunto, colocamos o analista da Kaspersky no Brasil, Fábio Assolini, à disposição para demais esclarecimentos.