São Paulo, 26 de janeiro de 2012 – A Kaspersky Lab recebeu o prêmio “Produto do Ano” do respeitado laboratório independente de testes AV-Comparatives pelos resultados de testes gerais do ano de 2011. O prêmio se baseia nos resultados de nove testes comparativosdiferentes realizados em soluções antivírus domésticas ao longo do ano, o que, no caso da Kaspersky Lab, envolve dois produtos: oKaspersky Anti-Virus e o Kaspersky Internet Security. A Kaspersky Lab foi o único participante que obteve a classificação mais alta –Advanced+ – em todos os nove testes.

Para decidir a nomeação do Produto do Ano, os especialistas da AV-Comparatives avaliaram o nível de detecção de programas maliciosos e a eficiência dos algoritmos heurísticos, o número de falsos positivos, o uso de recursos, a eficácia do tratamento de sistemas infectados e a eficiência em cenários “reais”do usuário das soluções. Cada um desses parâmetros foi avaliado de maneira objetiva de acordo com os resultados nos testes correspondentes realizados durante o ano. Consequentemente, pela terceira vez na história dos prêmios anuais, a Kaspersky Lab ganhou o Produto do Ano.

Durante 2011, os produtos da Kaspersky Lab participaram de nove testes comparativos de soluções antivírus ou pacotes de segurança de Internet. Em cada um deles, foram avaliadas as diferentes características funcionais das soluções na proteção de computadores das ameaças atuais. Em todos os testes, as duas soluções da Kaspersky Lab receberem o nível Advanced+, com excelentes resultados nos dois principais indicadores de qualidade de soluções de segurança para o consumidor: a eficiência de detecção de malware e o número mínimo de falsos positivos. A AV-Comparatives também exaltou bastante a capacidade dos produtos da Kaspersky Lab de neutralizar totalmente sistemas infectados por malware e sua exigência mínima de recursos.

Foi feito um elogio específico ao Kaspersky Internet Security 2012 no relatório da análise anual da AV-Comparatives. A análise do produto destacou sua fácil instalação, sua funcionalidade completa no modo de segurança do Windows e a qualidade do suporte ao usuário online. Anova interface de usuário do produto e a abrangente documentação técnica também foram bastante elogiadas.

Comentando sobre a obtenção do prestigiado prêmio anual da AV-Comparatives, Eugene Kaspersky, CEO e fundador da Kaspersky Lab, disse: “Já faz muitos anos que nossos produtos são testados de forma independente pela AV-Comparatives, e nunca perdemos um único teste. Nunca tivemos medo de descobrir nossos erros por meio desses testes; na verdade, pelo contrário, queremos conhecê-los logo para poder fazer tudo o que pudermos para corrigi-los rapidamente. No passado, recebemos algumas críticas dos especialistas de laboratórios de testes e nos baseamos neles para melhorar nossos produtos. O fato de nossos produtos terem sido reconhecidos como de melhor qualidade com base nos diferentes testes comparativos de 2011 e obtido melhor classificação em cada um deles é um feito do qual podemos realmente nos orgulhar, principalmente devido à independência, o conhecimento e a consciência inigualáveis da AV-Comparatives”.

Andreas Clementi, Presidente da AV-Comparatives, declarou: “Este ano, decidimos reconhecer todos os produtos com excelentes resultados gerais, concedendo a eles o novo prêmio Top Rated da AV-Comparatives. No entanto, ainda temos apenas um Produto do Ano. O prêmio de 2011 foi para a Kaspersky Lab. Seus produtos de segurança não dependem de uma única tecnologia, mas fornecem proteção extensiva usando uma grande variedade de mecanismos diferentes, incluindo, por exemplo, a heurística, a detecção comportamental, recursos em nuvem, assinaturas e outros, sem depender demais de componentes individuais.

Como resultado, o usuário fica protegido em todos os cenários de computador, mesmo quando offline. A nuvem é usada como um complemento prático às outras tecnologias e não para substituí-las. Os produtos da Kaspersky Lab também oferecem diversas ferramentas e recursos, como por exemplo para limpar computadores infectados. Como resultado, a Kaspersky Lab foi o único fornecedor a receber a classificação Advanced+ em todos os testes realizados pela AV-Comparatives em 2011, sendo assim o vencedor óbvio do prêmio Produto do Ano”.

O relatório de 2011 da AV-Comparatives está disponível no site do laboratório de testes.