São Paulo, 8 de fevereiro de 2013 - As crianças podem estar a três cliques de distância de conteúdo inadequado ou adultos no YouTube, alertou a Kaspersky Lab durante o Dia da Internet Segura (SID), celebrado essa semana (5/02). O SID tem como objetivo destacar os direitos e responsabilidades on-line de jovens e educá-los sobre a necessidade de descobrir o mundo digital com segurança.

A análise do YouTube 'sugeriu' vídeos que ficam visivelmente ao lado de clipes ou programas de televisão infantis populares como Peppa Pig, Rastamouse e Dora Explorer. A pesquisa descobriu que, em média, os usuários estão a apenas três cliques de distância de conteúdo mais adequado para um público mais maduro.

Vídeos musicais de violência, armas, nudez e de acidentes de carro são alguns exemplos do conteúdo impróprio que está apenas alguns cliques de distância no site de compartilhamento de vídeo. Estes resultados destacam os riscos potenciais caso não haja um controle dos pais, mesmo quando as crianças estão navegando sozinhas.

Com o fácil acesso à tecnologia atualmente, as crianças estão se tornando mais experientes na internet e na navegação do seu conteúdo. Sites de conteúdo de vídeo, como o YouTube, são deliberadamente intuitivos, o que torna o seu conteúdo acessível, mas nem sempre exibe o conteúdo adequado para os olhos das crianças.

Mãe de dois jovens, Angela Woodward, comentou: “como mãe de um garoto de cinco anos com interesse em Fireman e Power Rangers, esta é uma questão que eu estou realmente preocupada. Embora eu tenha o cuidado de monitorar a atividade de Sam quando ele fica on-line. No passado, ele foi capaz de acessar coisas que não são adequadas para a sua idade. Agora que ele está na escola e sua ortografia e redação estão ficando melhor, eu tenho medo porque este problema só vai piorar".

David Emm, pesquisador sênior de segurança Kaspersky Lab, comenta ainda que com a popularização dos dispositivos móveis, jogos online e aplicativos como meio de entreter os filhos, esse alerta destaca a importância de tomar medidas para proteger as crianças. “O Dia da Internet Segura é sobre educar e promover um comportamento mais seguro, mais responsável para os jovens, mas os adultos devem assumir a responsabilidade também. Ter controles dos pais no lugar é vital e pode ser altamente eficaz no combate ao conteúdo duvidoso. Característico do YouTube, o  modo de segurança tem como objetivo ajudar os pais a controlar o acesso a conteúdo inadequado, mas não pode fornecer proteção de 100%".
  
Algumas dicas para proteger a família são:

1. Supervisão - isso pode parecer óbvio, mas supervisione o uso do seu filho internet. Incentive-os a visitar e permanecer em sites que você está familiarizado. Se você tiver alguma dúvida, você pode olhar no histórico de navegação. Certifique-se de saber sobre quaisquer sites estão protegidos por senha que eles podem acessar e peça para eles compartilharem detalhes de seu login com você.
2. Esteja aberto - Incentive seu filho a ser aberto sobre o que está fazendo on-line e com quem ele se comunica. Promova uma cultura de segurança dentro de casa e fale sobre os possíveis perigos que existem.
3. Proteja a sua família - Use o controle dos pais para sites que você não quer que seu filho visite. Isso é parte de seu produto de segurança on-line – é uma maneira fácil de evitar o desastre.

Exemplos de termos pesquisados:

Termo de pesquisa
Resultado
Rastamouse
2 cliques de distância de acessar música e vídeo com armas
fireman Sam
2 cliques de distância do episódio da queima de Londres
lazy Town
2 cliques de distância de Supersize Me documentário
Sesame Street
2 cliques de distância de vídeo de acidentes e cenas de uma mulher dar à luz
Peppa Pig
4 cliques de distância de uma compilação de acidentes de carro
Dora the Explorer
4 cliques de distância de um videoclipe e vídeo com nudez

Sobre a Kaspersky Lab
A Kaspersky Lab é o maior fornecedor privado de soluções para endpoints do mundo. A empresa está classificada entre os quatro maiores fornecedores de soluções de segurança
para usuários finais em todo o mundo*. Ao longo de seus 15 anos de história, a Kaspersky Lab tem mantido a inovação em segurança de TI e oferece soluções digitais de segurança
eficientes para consumidores, pequenas e médias empresas e grandes corporações. Atualmente, a empresa opera em aproximadamente 200 países e territórios, oferecendo proteção a mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo. Para obter mais informações, visite: http://latam.kaspersky.com.

*A empresa ficou em quarto lugar na classificação global em vendas de segurança de endpoints por fornecedor da IDC, 2011. Essa classificação foi publicada no relatório Previsão de 2012-2016 de produtos de segurança de TI em todo o mundo e participações de fornecedores em 2011 (IDC nº 235930, julho de 2012). Nesse relatório, os fornecedores de software foram classificados de acordo com a receita de vendas de soluções de segurança de endpoints em 2011.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kaspersky Lab Brasil.