São Paulo, Brasil - 5 de abril de 2011 – A Kaspersky Lab, empresa líder no desenvolvimento de soluções de conteúdo seguro e de administração contra ameaças, anuncia mudanças na sua estrutura organizacional com o objetivo de se tornar, em 2011, uma das três maiores fornecedoras de soluções de segurança para endpoint do mundo.

"Neste ano, estamos mais próximos do que nunca de atingir um marco histórico e, para que isso aconteça, precisamos sustentar a mesma taxa de crescimento dos últimos anos e nos manter à frente da concorrência. Ao alinhar esses objetivos com nossas equipes regionais presentes em todo o mundo, esperamos nos tornar a terceira maior empresa de segurança no mercado global até o final de 2011”, afirma Eugene Kaspersky, CEO e cofundador da Kaspersky Lab.

Os resultados da empresa em 2010* registraram crescimento em todas as regiões. Em termos mundiais, a receita aumentou 38% em comparação ao ano anterior, ultrapassando US$ 500 milhões. Em ordem crescente de sucesso, os mercados regionais se desenvolveram da seguinte forma: Europa, com faturamento de US$ 218 milhões, subindo 16%; Américas, com aumento de 68% e receita de US$ 134 milhões; e região Ásia-Pacífico e Japão, com um crescimento extraordinário, da ordem de 111%, e receita de US$ 55 milhões. Os resultados de 2010 também foram comemorados pela empresa na CEI (Comunidade dos Estados Independentes), Europa oriental, Oriente Médio e África, onde as vendas atingiram US$ 131 milhões, um aumento de 35% em relação a 2009.

Essa expansão global demonstra que a Kaspersky Lab tem tudo para se tornar uma das três principais fornecedoras de soluções de segurança para endpoint**. Como parte da estratégia de crescimento para aumentar a participação de mercado, a diretoria da empresa iniciou um processo de aperfeiçoamento da estrutura organizacional com a criação de duas áreas estratégicas: desenvolvimento de produtos e vendas global.

Um dos principais fatores responsáveis pelo crescimento da Kaspersky Lab tem sido sua tecnologia, desenvolvida internamente e usada como base para todos os produtos da empresa. A partir de março de 2011, a empresa reforçou esse processo com a criação de uma divisão dedicada a supervisionar a estratégia nas três áreas de atuação: produtos e serviços para o consumidor, soluções corporativas e licenciamento da tecnologia a terceiros. O responsável por este desafio é Petr Merkulov, antigo diretor da divisão de Alianças Tecnológicas, que assume o cargo de diretor de produtos.

"Nossa meta é manter a liderança em todos os setores em que atuamos e, por isso, precisamos continuar desenvolvendo nossos produtos e soluções e atendendo a demanda do mercado", afirma Merkulov. "O vasto conhecimento internacional da empresa no combate às ameaças virtuais é uma grande vantagem na área de segurança da informação e queremos garantir que esse know-how traga benefícios reais aos nossos usuários. Com a criação de uma divisão exclusiva para o desenvolvimento de produtos e serviços, as avançadas soluções da Kaspersky Lab serão mais integradas, oferecendo aos usuários uma proteção ainda mais completa".

A diretoria da empresa também decidiu rever a abordagem regional de vendas e criou uma divisão específica para desenvolver e manter uma estrutura comercial global que será responsável diretamente pelas vendas e marketing na Europa e América do Norte.

Para essa nova divisão, Steve Orenberg, antigo diretor executivo da Kaspersky Lab Américas, assume o desafio como diretor de vendas. "Agora somos uma empresa internacional com uma estrutura global de vendas. Ao integrar todas as unidades em uma única divisão, conseguiremos implantar uma abordagem unificada para negociar com parceiros e clientes globais, garantindo dessa maneira um alto nível de serviço para usuários de todos os países", garante Orenberg.

A Kaspersky Lab planeja concluir as mudanças na estrutura organizacional até o fim do primeiro semestre de 2011. De acordo com a diretoria, o novo modelo de administração centralizada possibilitará o desenvolvimento mais eficaz dos negócios em todo o mundo, garantindo crescimento estável e fortalecendo a posição da empresa no mercado mundial de segurança da informação.

*Receita não auditada.

**A Kaspersky Lab ocupa a quarta posição no índice Worldwide Endpoint Security Revenue by Vendor, 2009, da IDC.

###

Sobre a Kaspersky Lab
A Kaspersky Lab é a maior empresa privada de segurança da internet, fornecendo proteção contra todos os tipos de ameaça de TI, como vírus, spywares, hackers, spams, entre outros. Os seus produtos proporcionam mais defesa para usuários domésticos, PMEs, grandes empresas e internet móvel; protegendo mais de 300 milhões de sistemas ao redor do mundo.

A tecnologia Kaspersky também é incorporada dentro dos produtos e serviços de aproximadamente 100 indústrias líderes de TI, redes, comunicações e fornecedores de aplicativos. Mais detalhes sobre a empresa estão disponíveis em http://brazil.kaspersky.com/. Siga a @Kaspersky no Twitter e no Facebook www.facebook.com/KasperskyLabAmericas.

Para atualizar-se com tendências e informações técnicas de ameaças de seguranças, acesse: www.securelist.com/e siga @Securelist no Twitter.

As últimas novidades do mundo de segurança você encontra em http://threatpost.com/. Siga @TP_BR no Twitter.