Compra em lojas virtuais vêm ganhando a preferência dos consumidores, pois além das ofertas com preços mais atraentes, é possível economizar tempo. Pensando nisso, a Kaspersky Lab, líder no desenvolvimento de conteúdo seguro e soluções de gestão de ameaças, apresenta dez dicas para o internauta realizar uma compra segura.

Dica 1: Proteja seu computador com firewall, antivírus e sistema operacional atualizados. Se preferir, opte por uma solução completa, como o Kaspersky PURE Total Security.

Dica 2: Cuidado com as pechinchas. Desconfie e consulte com cuidado as ofertas com preço muito baixo.

Dica 3: Desmascare os sites falsos, verificando na barra de endereço do navegador a autenticidade do site.

Dica 4: Informe os dados pessoais apenas no final da compra e verifique se a loja garante a confidencialidade das informações.

Dica 5: Faça as suas compras com criptografia: confira se aparece “https" no início da barra de endereços. O navegador também exibe uma pequena chave ou cadeado e, na maioria dos casos, a barra de endereço será destacada com uma cor diferente.

Dica 6: Selecione apenas um cartão de crédito, de preferência com limite baixo ou pré-pago, para compras online.

Dica 7: Use senhas fortes e evite a reutilização de password em diferentes serviços online. Um código seguro combina letras, números, caracteres especiais e tem pelo menos 8 dígitos. Programas como o Kaspersky Password Manager podem auxiliar na criação de senhas diferentes e seguras.

Dica 8: Mantenha cópias eletrônicas dos recibos.

Dica 9: Faça uso da política de devolução, assim é possível avaliar brevemente os produtos.

Dica 10: Verifique regularmente o extrato do banco e do cartão de crédito. De uma forma geral, o usuário tem 30 dias para notificar o banco ou emissora do cartão sobre quaisquer problemas ou inconsistências.

Para mais informações sobre as dicas de segurança, acesse: http://www.arrobanews.com/2011/05/06/shop-online-safely-for-mothers-day/.

Fonte: Kaspersky Labs